Certificado Nacional de Vacinação Covid 19: Saiba como emitir

Você vai viajar? Saiba que o Ministério da Saúde criou um certificado nacional de vacinação covid 19 para facilitar a vida do viajante. Você pode emitir o documento em português, inglês e espanhol. 

Mesmo sem ter validade internacional, alguns dos cinco países preferidos dos brasileiros para passar férias já aceitam a carteirinha de vacinação, como comprovação da conclusão do esquema de imunização.

Lembrando que o certificado só é gerado quando a pessoa já completou a vacinação contra o coronavírus, seja com imunizante de uma dose (da Janssen) ou de duas doses. Há duas formas de obtê-lo: pelo site ou pelo aplicativo do sistema Conecte SUS.

Continue lendo para saber mais.

Certificado Nacional de Vacinação Covid 19

Saiba que, na Europa, a França permite a entrada de brasileiros sem quarentena, desde que vacinados contra o coronavírus com imunizantes aprovados pela Agência Europeia de Medicamentos. Já a Espanha autorizou a entrada de brasileiros vacinados mesmo com a Coronavac.

Outros países, como os Estados Unidos, ainda mantêm restrições à entrada de turistas vindos do Brasil, prevendo quarentena.

Passo a passo para emitir o certificado de vacinação

Para ter acesso ao Conecte SUS, é preciso ter um login na plataforma Gov.br, o portal de serviços digitais do governo federal. Quem ainda não se cadastrou pode fazer agora mesmo, acessando o site ou pelo aplicativo.

Depois de feito o login, ao clicar no ícone cidadão, a pessoa tem acesso a uma série de serviços, incluindo o histórico de utilização do SUS. Na opção do menu vacinas, deve constar as doses contra covid-19 que foram tomadas.

Caso haja algum problema e o certificado da vacinação não apareça, entre em contato com a unidade de saúde onde você se vacinou. O tempo entre a aplicação e os dados estarem na plataforma é rápido e leva em torno de 48 horas.

Para emitir o CNV, você precisa marcar a opção “certificado de vacinação”. O sistema, então, irá fornecer um código de 16 dígitos e um QR Code para validação do documento, que pode ser baixado em formato PDF em três línguas: português, inglês e espanhol. O arquivo vale na forma digital ou impressa.

Se você decidir fazer o processo pelo aplicativo Conecte SUS (iOS e Android), o procedimento é similar. Uma vez instalado no celular e feito o login, o usuário deve clicar na opção vacinas, que estará na página inicial. Selecione a vacina contra covid-19 e depois clique em certificado de vacinação.

O que é o certificado nacional de vacinação Covid-19

O Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a COVID-19. Ou seja, Ministério da Saúde disponibiliza, por meio do Conecte SUS Cidadão, a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.

Depois de ser concluído o ciclo vacinal, o registro da vacinação deverá ser inserido nos sistemas de informação integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS, Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SI-PNI, Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde ou outros sistemas próprios, definidos pelos estados e municípios. 

Com esses dados enviados e processados para a RNDS/Ministério da Saúde, eles então são apresentados de forma automática no Conecte SUS. A partir desse momento, o cidadão poderá emitir o certificado no serviço de vacina do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão. 

Vale lembrar que, apesar de não existir uma normativa internacional publicada, alguns países estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID-19 como comprovante de vacinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *