Certidão de Casamento Online – Como Emitir

A Certidão de Casamento Online pode ser emitida desde o ano de 2015 (dois mil e quinze), a versão impressa pode ser entregue pelos correios, já a certidão de Casamento Online tem assinatura digital, somente é permitido a emissão de segunda via da Certidão de Casamento Online, a primeira via é assinada durante a Cerimonia Civil e entregue aos noivos.

Para emitir a Certidão de Casamento Online é necessário entrar no site Registro Civil e preencher a ficha de solicitação com dados de estado, cidade e cartório onde a certidão foi solicitada, no caso do estado de São Paulo as Certidões podem estar registradas nos subdistritos do cartório onde acontece o enlace matrimonial.

As certidões que não receberam assinatura digital impressas através do site terão apenas a validade de cópia, é possível solicitar a segunda via que será enviada pelo correio ou retirada no cartório, para ter acesso a segunda via impressa da Certidão de Casamento é necessário o pagamento de taxa no valor de R$22,00 (vinte e dois reais).

 

Como saber endereço do cartório onde está a Certidão de Casamento? 

Muitas vezes nos confundimos com o nome do cartório, lembramos de um bairro próximo mas o cartório tem outro endereço, para tirar a Certidão de Casamento é necessário saber corretamente qual o endereço do cartório onde aconteceu o enlace matrimonial.

É possível saber o endereço do cartório digitando o número de telefone na internet, existe também uma ferramenta do Ministério da Justiça que permite acesso aos endereços completos dos cartórios brasileiros, a ferramenta pode ser acessada pela internet, porém é um pouco lenta e exige a paciência do usuário.

A página “Em Sampa”  possui uma lista de endereços de cartórios para ter acesso é necessário entrar no site www.emsampa.com.br/sp_cartorios, pronto agora é só consultar a lista para saber qual destes cartórios aconteceu o enlace matrimonial.

 

Qualquer Certidão de Casamento pode ser emitida pela internet? 

Não, apenas as Certidões de Casamento com assinatura online poderá se emitida pela internet, a maioria das certidões atuais não recebem assinatura digital e por isso o documento impresso tem validade apenas como cópia, porém é possível solicitar a segunda via da Certidão de Casamento para ser entregue via correios.

Para solicitar segunda via de Certidão de Casamento é necessário o pagamento de taxa, através do boleto de pagamento impresso no site Registro Civil, após o pagamento aguarde o envio do documento, veja como fazer solicitação de segunda via da Certidão de Casamento e Certidão Online no final deste artigo.

 

O que é 1ª e 2 ª (primeira e segunda) via de Certidão de Casamento? 

A primeira via da Certidão de Casamento é aquela que recebemos no cartório após a cerimonia de enlace matrimonial, somente são emitidas as certidões no dia do casamento, porém é necessário dar entada ou fazer solicitação com antecedência mínima de 90 (noventa) dias, isso porque é necessário escolha de contrato Comunhão Parcial de Bens, Comunhão Universal de Bens, Separação Total de Bens e Mescla de Contatos.

 

Passo a Passo Certidão de Casamento Online

No site Registro Civil você poderá emitir apenas Segunda Via de Certidão de Casamento, se você possuir uma Certidão de Casamento com assinatura digital deve fazer opção pelo Formato Digital que será enviado para o e-mail, se a sua Certidão de Casamento não recebeu a assinatura digital opte pelo modelo impresso, informe o endereço e faça pagamento da taxa para receber a certidão em sua casa, através do serviço dos correios:

  1. Digite no navegador o endereço do Cartório de Registro Civil: www.registrocivel.org.br/marriage.
  2. Escolha o formato de Certidão de Casamento: Digital ou Impressa, lembre-se que a opção digital somente é válida para as certidões que receberam assinatura digital.
  3. Informe Endereço do Cartório, Nome dos Cônjuges e a Data do Casamento, Crie a Conta, escolha o tipo de frete e forma de pagamento, a opção boleto bancário está disponível, aguarde a certidão chegar na sua residência.
  4. As certidões Digitais são enviadas para o e-mail do solicitante , informado durante a solicitação no site Registro Civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *