Censo Escolar 2021

Censo Escolar 2021- Prazo, Cadastro

O Censo Escolar 2021 já está sendo realizado nas escolas públicas de todos os estados com o objetivo de fazer uma avaliação do público docentes e discentes que integram a comunidade escolar, neste ano de 2021 o Censo Escolar também tem o objetivo de saber sobre os impactos causados pela pandemia do novo corona vírus COVID-19, desta maneira será dada atenção maior aos índices que avaliam a evasão escolar. 

Censo Escolar 2021

O Censo Escolar é realizado anualmente pelo INEP- Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira as informações do Censo Escolar avaliam a educação básica, atraso escolar, repetência e também a evasão escolar com o objetivo de saber se as metas foram alcançadas e também com o objetivo de propor ações governamentais que solucionam problemas da comunidade escolar. 

As escolas tiveram até o dia 17 de março para informar os dados iniciais da primeira etapa do Censo Escolar 2021, a segunda etapa deve ocorrer até o dia 23 de agosto, a coleta de informações será realizada pelo Educa Censo as informações poderão ser consultadas pela comunidade escolar a partir do mês de janeiro de 2022, o Censo Escolar deve divulgar informações no mês de maio de 2022. 

Como Funciona o Educa Censo 

O Educa Censo é o sistema pelo qual será realizado o Censo Escolar 2021, o sistema funciona por meio de um gestor escolar chamado Superusuário, o gestor é responsável pelo preenchimento das informações da escola e cadastramento do superusuário cargo, situação funcional, e-mail do gestor,  e Termo de Compromisso, somente é possível eliminar um usuário antigo quando existe um novo usuário cadastrado, esta etapa foi preenchida no mês de junho. 

Na segunda etapa será preenchidas informações sobre aprovação e reprovação, avaliação dos alunos que pode ser preenchidas pelos professores, deve ser informado nome de crianças aprovadas, não aprovadas e também o nome das crianças transferidas. O objetivo é fazer uma avaliação sobre o a evasão escolar e atraso entre as séries. 

Monitoramento do Desenvolvimento Escolar 

Com o objetivo de observar a situação da escolaridade , bem como evasão escolar será realizado um estudo sobre o movimento dos alunos , as turmas de atendimento educacional especializado não estarão disponíveis para o preenchimento do Censo Escolar. Escolha a turma que fará o Censo Escolar e faça a avaliação da criança de acordo com o dois critérios rendimento e movimento. 

  • Rendimentos: Refere-se a aprovação e reprovação.
  • Movimento: Mudança do Vínculo Escolar do Aluno Transferências, Deixou de Frequentar (Abandono), Falecido. 

Passo à Passo Preenchimento do Movimento Escolar

O preenchimento do movimento escolar pode ser considerado como segunda etapa do processo de avaliação do empenho escolar dos alunos, desta maneira corresponde a etapa de avaliação das turmas onde será informado a aprovação e também vínculo com a escola. Veja, no passo à passo como fazer o preenchimento do Movimento Escolar: 

  1. Entre no site Educa Censo por meio de acesso a internet : www.censobasico.inep.gov.br/censobasico
  2. Informe o número do CPF e a Senha.
  3. Logado no sistema é necessário confirmar ou atualizar as informações do administrador, confirme as informações da escola e escolha a turma. 
  4. Clique sobre o nome do aluno e preencha as informações Rendimento (Aprovado ou Reprovado) e Movimento ( Transferido, Deixou de Frequentar e Falecido), agora salve as informações da turma, se preferir também é possível imprimir o conteúdo. Pronto, agora é só aguardar as informações da turma para o próximo ano. 

Por quê Fazer o Censo 2021

O Censo é realizado desde o ano de 1990 (mil novecentos e noventa) ele informa a evasão escolar, durante a década de noventa as escolas enfrentavam um grande número de alunos que desistiam da escola, e o Brasil encontrava-se em uma situação de analfabetismo, isso porque a falta de instrução reflete na vida profissional e adulta do cidadão que não encontra emprego ou que é obrigada a trabalhar em situação chamada de subemprego. 

Com a assinatura da LDB 1990 (mil novecentos e noventa) o Ministério da Educação criou os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) traçando metas para educação no Brasil, alguma destas metas foram conquistadas ao longo de mais de uma década como por exemplo o fim do analfabetismo no Brasil e também o aumento na oportunidade de vagas para o ensino superior. 

Neste ano de 2021 mais uma vez o Censo tem grande importância nacional e internacionalmente, como o objetivo de oferecer informações sobre a evasão escolar após a pandemia causada pelo novo corona vírus COVID-19, o censo deve informar se ocorreu evasão escolar de alunos que tiveram o formato de recebimento da informação alterado pelo formato hibrido de educação a distância e sala de aula presencial, já é esperado que em algumas escolas tenha ocorrido evasão escolar pelo motivo de falta de equipamento para aulas no formato educação a distância, também é esperado que ocorra atraso de algumas crianças com maior dificuldade na escolarização já que permaneceram um longo período longe da sala de aula, as informações do Censo tem objetivo de criar alternativas para as escolas que possam solucionar os problema, bem como avaliar avanços e retrocessos na educação básica brasileira. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *