Cadastrar Biometria TÍTULO NET ELEITORAL

PUBLICIDADE
CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A página TÍTULO NET é uma facilitadora para realização de atualizações e justificativas de votos, a página está localizada no site TSE JUS , canto direito da foto principal em uma tarja laranja Atendimento Online, além da página o Tribunal Eleitoral também conta com aplicativo móvel que realiza autoatendimento de eleitores cadastrados em diversas regiões do Brasil.

Desde o ano de 2020 com a criação do aplicativo e autoatendimento a página TÍTULO NET deixou mais fácil a realização de justificativa de votos, conferência de situação eleitoral e atualização do endereço, no entanto ainda não é possível realizar de maneira totalmente online a biometria, para os eleitores que vão tirar o título pela primeira vez é necessário comparecer a um cartório eleitora para fazer a biometria.

1- O que é Biometria?

No Brasil o sistema eleitoral funciona com biometria , é um sistema seguro, por meio de coleta das digitais nos Cartórios Eleitorais é feita a verificação da identidade do cidadão no dia das eleições.

2- O sistema Título Net pode fazer o cadastro biométrico?

O sistema Título Net pode realizar cadastro do dispositivo que deve ser utilizado pelos profissionais do cartório eleitoral no dia da eleição, porém para os eleitores é necessário realizar biometria pessoalmente em um Cartório Eleitoral.

3- Existe a possibilidade de suspensão da biometria para cadastrar o título de eleitor.

A coleta da biometria somente deve ser feita para Primeiro Título de Eleitor, Título Cassado e Título Suspenso, desta maneira quando solicitada atualizações no sistema eleitora não é necessário a coleta da biometria.

No ano de 2020 o cadastro de primeiro título e regularização do título de eleitor foi feito totalmente por meio do sistema Título Net, na ocasião o sistema foi atualizado com uma interface mais simples e fácil de ser utilizada, e em ocasião da pandemia não foi necessária a biometria, após abertura dos cartórios os eleitores que ficaram sem biometria puderam fazer a coleta presencialmente.

4- Como funciona o procedimento de cadastro biométrico?

O procedimento de cadastro biométrico funciona por meio dos Cartórios Eleitorais, localizados em diversas regiões do Brasil e consiste na coleta de impressões digitais, fotografia e assinatura do título de eleitor, bem como preenchimento das informações do título. Veja, passo a passo para fazer a biometria:

  1. Confira no site do Tribunal Eleitoral o endereço do Cartório Eleitoral mais próximo de sua residência e onde está localizada a escola para votar [www.tse.jus.br/institucional/justica-eleitoral/tres/zonas-eleitorais-cartorios]
  2. Compareça ao local indicado para fazer a coleta da biometria, localize no menu “Agendamento” e faça agendamento do comparecimento ao Cartório Eleitoral, o agendamento também pode ser feito por meio do Poupa Tempo.
  3. Pronto, no dia e horário marcado compareça ao Cartório Eleitoral munido com documento de identidade, carteia de habilitação ou outro, e faça a coleta das digitais, foto, e também assinatura, você pode optar por imprimir o título ou baixar no aplicativo. e-título.

5- Como é feita a atualização dos dados cadastrais no título de eleitor?

A atualização dos dados cadastrais pode ser feita por meio do aplicativo ou no site na página Atendimento Título Net, não precisa de recadastramento da biometria , no entanto será necessário anexar uma selfie segurando o RG ou Carteira de habilitação.

Para fazer a atualização do endereço residencial o eleitor deve utilizar menu “Consulta Situação do Título” e em seguida clique em ” Atualizar Endereço” , para fazer atualização é necessário que o eleitor resida pelo menos a três meses no local que será declarado.

6- É obrigatório fazer o cadastro da biometria?

O cadastro biométrico é obrigatório para todos os cidadãos que desejam participar das eleições, o sistema que funciona por meio de um dispositivo acoplado na urna e é administrado por um dos voluntários na sala de votação realiza a conferência das digitais cadastradas no cartório eleitoral.

A implementação da biometria no estado de São Paulo foi realizada gradativamente, no estado de São Paulo a biometria teve início no ano de 2011 com a participação de quatorze cartórios eleitorais, no ano de 2013 o projeto foi estendido a 58 zonas eleitorais da capital e município de Guarulhos, São Bernardo do Campo e Osasco.

7- Quando começou o cadastro biométrico no estado de São Paulo?

O cadastro biométrico no estado de São Paulo teve início no ano de 2010 com a implementação do sistema biométrico na cidade de Nuporanga, no ano seguinte a capital passou a solicitar a biometria para os eleitores da capital e municípios próximo.

O Governo Federal também realizou campanha em todos os estados para cadastro da biometria, a partir de 2019 nas principais capitais brasileiras grande parte dos eleitores já tinham realizado cadastro da biometria.

No ano de 2020 o sistema foi surpreendido com a pandemia que impossibilitou cadastro biométrico dos jovens que tiraram primeiro título, atualmente o cadastro biométrico é obrigatório para participar das eleições.