Bilhete Único do Estudante

Bilhete Único do Estudante

A administração do Bilhete Único do Estudante é de responsabilidade de estados e municípios brasileiros, na cidade de São Paulo a SP Trans é responsável pelo transpor de metrô e ônibus entre bairros, já o transporte intermunicipal  é de responsabilidade de outras companhias de municípios como por exemplo São Caetano. 

Bilhete Único do Estudante

 

O aluno pode solicitar dois bilhetes únicos caso tenha acesso as duas linhas de ônibus, ou seja um aluno que estuda em escola onde o ponto de ônibus é parte do trajeto tanto de linhas municipais quanto intermunicipais deve solicitar bilhete único diferente, o primeiro da SP Trans, que atende as linhas de ônibus municipais e o outro da Companhia que atende o município ao qual faz parte o trajeto do ônibus intermunicipal que passa próximo a unidade escolar, desta maneira ao solicitar um bilhete intermunicipal o estudante deve seguir as normas e tarifas do município. 

Para solicitar Bilhete Único do Estudante na SP Trans e de outras companhias é necessário que o estudante informe a secretaria de ensino da escola a solicitação, a secretaria de ensino é responsável pelo cadastramento de grupos de estudantes dentro do sistema SP Trans, os grupos podem ser de séries, turnos ou outras classificações, após cadastramento dos grupos o aluno poderá solicitar cadastro aprovados no site ou aplicativo da SP Trans.

Saiba mais sobre o Bilhete Único do estudante neste artigo que o Guia da Web preparou para você!

O Bilhete Único do Estudante é Gratuito? 

O Bilhete Único do Estudante é Gratuito para alunos da rede pública de estados e municípios brasileiros, também tem direito a gratuidade estudantes que estão cadastrado no Bolsa Família e estudam como bolsistas de escolas particulares, universidades e cursos técnicos.

Aluno da Educação de Jovens e adultos e cursos técnicos tem direito a gratuidade? 

Os alunos matriculados no EJA de escolas públicas tem direito a gratuidade, já os alunos que não estão matriculados em cursos de escolas públicas devem pagar meia tarifa de ônibus.  

Os alunos da rede estadual de ensino técnico, bem como aqueles matriculados em escolas federais em cursos técnico de formação integral, concomitante e também subsequente tem direito a gratuidade. Já os alunos da rede particular de ensino técnico devem pagar meia tarifa. 

A diminuição da carga horária nas escolas deve reduzir o número de viagens do estudante? 

Sim, com a reclusão social causada pelo novo corona vírus COVID-19 e necessidade de precauções para evitar aumento no número de contágios ocorre que o número de aulas em escolas públicas será reduzido com o auxílio da Educação à Distância desta maneira as escolas são responsáveis pelo cadastramento do período e número de viagens no sistema que libera número necessário de bilhetes para o aluno. 

O sistema da SP-Trans também compreende que os alunos matriculados em escolas públicas podem utilizar o bilhete em diferentes viagens como por exemplo ao ir em uma sessão de cinema, neste caso o aluno poderá adquirir recarga pagando meia passagem, desta maneira a diminuição da carga horária da escola interfere apenas no número de viagens gratuitas até a escola e de volta para casa. 

A diminuição da carga horária causada pela pandemia do novo corona vírus COVID-19 interfere na recarga de créditos de alunos de escolas particulares? 

Os alunos de escolas particulares devem pagar meia tarifa no trajeto até a escola e de volta para casa e também em viagens particulares de passeios, por isso a diminuição da carga horária não deve interferir no valor unitário da passagem, mesmo que a escola informe um número reduzido de aulas o aluno deverá pagar meia passagem em todas as viagens, optando pelo valor de crédito no cartão ao fazer a recarga. 

Professores tem direito ao Bilhete do Estudante? 

Os professores de escolas públicas e particulares tem direito ao Bilhete do Estudante e pagamento de meia tarifa nas viagens realizadas em transporte da SP-Trans. Para fazer o cadastro o professor deve preencher a ficha de cadastramento menu Serviços da SP TRANS e solicitar na escola onde trabalha registro no sistema. 

Como saber se o cadastro da SP Trans foi aprovado? 

Para saber se o cadastro da SP Trans foi aprovado o aluno pode entrar no site [ www.estudante.sptrans.com.br] e fazer a consulta no primeiro ícone que aparece na tela “Consulta” ou “Acompanhamento”, para fazer a revalidação do bilhete o estudante pode entrar no mesmo endereço clicando no ícone “Revalidação SolicitaçÕ”.

Posso validar o bilhete na carteirinha ID Estudantil?

A carteirinha do ID Estudantil foi criada pela União dos Estudantes, a entidade tem mais de 50 anos e na década de 70 foi responsável pela regulamentação do direito ao pagamento de meia tarifa para estudantes, no entanto atualmente a carteirinha só da direito ao pagamento de metade do ingresso no cinema, teatro, museus e exposições de arte. A ID Estudantil está em fase de teste e os desenvolvedores do aplicativo pensam em uma maneira de integrar o Bilhete Único do Estudante a ID Estudantil. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *