Bilhete Único do Estudante

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A administração do Bilhete Único do Estudante é de responsabilidade de estados e municípios brasileiros, na cidade de São Paulo a SP Trans é responsável pelo transpor de metrô e ônibus entre bairros, já o transporte intermunicipal  é de responsabilidade de outras companhias de municípios como por exemplo São Caetano. 

Bilhete Único do Estudante

 

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O aluno pode solicitar dois bilhetes únicos caso tenha acesso as duas linhas de ônibus, ou seja um aluno que estuda em escola onde o ponto de ônibus é parte do trajeto tanto de linhas municipais quanto intermunicipais deve solicitar bilhete único diferente, o primeiro da SP Trans, que atende as linhas de ônibus municipais e o outro da Companhia que atende o município ao qual faz parte o trajeto do ônibus intermunicipal que passa próximo a unidade escolar, desta maneira ao solicitar um bilhete intermunicipal o estudante deve seguir as normas e tarifas do município. 

Para solicitar Bilhete Único do Estudante na SP Trans e de outras companhias é necessário que o estudante informe a secretaria de ensino da escola a solicitação, a secretaria de ensino é responsável pelo cadastramento de grupos de estudantes dentro do sistema SP Trans, os grupos podem ser de séries, turnos ou outras classificações, após cadastramento dos grupos o aluno poderá solicitar cadastro aprovados no site ou aplicativo da SP Trans.

Saiba mais sobre o Bilhete Único do estudante neste artigo que o Guia da Web preparou para você!

O Bilhete Único do Estudante é Gratuito? 

O Bilhete Único do Estudante não é gratuito é preciso pagar o valor de R$30,80 (trinta reais e oitenta centavos) pelo cartão e mais R$13,20 (treze reais e vinte centavos) para envio do bilhete pelo serviço de correio.

Aluno da Educação de Jovens e adultos e cursos técnicos tem direito a pagar meia tarifa? 

Os alunos matriculados no EJA de escolas públicas tem direito a pagar meia tarifa. Os alunos da rede estadual de ensino técnico, bem como aqueles matriculados em escolas federais em cursos técnico de formação integral, concomitante e também subsequente tem direito a meia tarifa.

A diminuição da carga horária nas escolas deve reduzir o número de viagens do estudante? 

Sim, com a reclusão social causada pelo novo corona vírus COVID-19 e necessidade de precauções para evitar aumento no número de contágios ocorre que o número de aulas em escolas públicas será reduzido com o auxílio da Educação à Distância desta maneira as escolas são responsáveis pelo cadastramento do período e número de viagens no sistema que libera número necessário de bilhetes para o aluno. 

 

Os alunos tem direito a utilizar o bilhete pagando meia tarifa em viagens de lazer e cultura?

O sistema da SP-Trans também compreende que os alunos matriculados em escolas públicas e particulares podem utilizar o bilhete em diferentes viagens como por exemplo ao ir em uma sessão de cinema e teatro, neste caso o aluno poderá adquirir recarga pagando meia passagem, desta maneira o bilhete pode ser utilizado pelo estudante em qualquer ocasião.

Professores tem direito ao Bilhete do Estudante? 

Os professores de escolas públicas e particulares tem direito ao Bilhete do Estudante e pagamento de meia tarifa nas viagens realizadas em transporte da SP-Trans. Para fazer o cadastro o professor deve preencher a ficha de cadastramento menu Serviços da SP TRANS e solicitar na escola onde trabalha registro no sistema. 

Como saber se o cadastro da SP Trans foi aprovado? 

Para saber se o cadastro da SP Trans foi aprovado o aluno pode entrar no site [ www.estudante.sptrans.com.br] e fazer a consulta no primeiro ícone que aparece na tela “Consulta” ou “Acompanhamento”, para fazer a revalidação do bilhete o estudante pode entrar no mesmo endereço clicando no ícone “Revalidação SolicitaçÕ”.

Posso validar o bilhete na carteirinha ID Estudantil?

A carteirinha do ID Estudantil foi criada pela União dos Estudantes, a entidade tem mais de 50 anos e na década de 70 foi responsável pela regulamentação do direito ao pagamento de meia tarifa para estudantes, no entanto atualmente a carteirinha só da direito ao pagamento de metade do ingresso no cinema, teatro, museus e exposições de arte. A ID Estudantil está em fase de teste e os desenvolvedores do aplicativo pensam em uma maneira de integrar o Bilhete Único do Estudante a ID Estudantil. 

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0