Auxílio Moradia, Como Funciona, Cadastro

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No estado de São Paulo o Auxílio Moradia foi implementado por meio do Programa Bolsa do Povo, é uma ação que tem como objetivo oferecer aluguel para as famílias que perderam os seus imóveis em ocasião de enchentes ou tiveram que deixar suas casas por determinação judicial, o valor do auxílio é pago por meio da CDHU neste estado. 

Auxílio Moradia

Nos demais estados brasileiros o Auxílio Moradia pode ser concedido por meio de subsídios do programa federal “Casa Verde e Amarela”, em Juiz de Fora foi aprovado o Auxílio Moradia no valor de R$300,00 (trezentos reais) a R$600,00 (seiscentos reais), o auxílio em Juiz de Fora é concedido as famílias carentes cadastradas por meio do CADUNICO em Centros de Referência e Assistência Social. 

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Já no estado de São Paulo foram atendidas famílias localizadas no município de Guarujá atingidas pelas enchentes em Jardim Santo André e Projeto Margina Tietê, o pagamento do Auxílio Moradia no estado de São Paulo é feito por meio de conta no Banco do Brasil, a concessão é dada por meio dos projetos sociais , urgência de acontecimento provocado por enchentes e desabamentos ou em ocasião de desocupação do imóvel determinada pela justiça. 

Como Funciona o Programa 

O Programa Auxílio Moradia no estado de São Paulo é uma ação do Programa Bolsa do Povo que utiliza subsídios da CDHU, o Auxílio é dado apenas em caráter provisório em estado de emergência ou calamidade pública e em ocasião de desativação do imóvel , possui duas modalidades distintas que são a AME ( Auxílio Moradia Emergencial) e AMP (Auxílio Moradia Provisório).

O repasse do Auxílio Moradia é realizado pelo Banco do Brasil, as famílias que tiverem acesso ao auxílio devem sacar o valor em 45 (quarenta e cinco) dias, caso o saque não seja realizado neste período o valor do auxílio retorna para a CDHU. 

  • AME- Auxílio Moradia Emergencial: O Auxílio oferecido as famílias em caráter de urgência que tiveram seus imóveis perdidos ou parcialmente prejudicados em ocasião de chuvas , inundações ou risco iminente destes eventos da natureza, com decretação de situação de emergência ou calamidade pública. 
  • AMP- Auxílio Moradia Provisório: Decorrente de intervenção do Governo do Estado de São Paulo através de participação da CDHU, para ter acesso ao auxílio moradia é necessário residir no imóvel, o locatário não tem direito a receber auxílio moradia nesta modalidade, bem como o proprietário que não mora na residência também não poderá receber o auxílio. 

A lista de beneficiários do Auxílio Moradia é divulgada no site da CDHU com nomes das famílias que receberão o Auxílio Moradia, é necessário comparecimento em uma das agências do Banco do Brasil para saber sobre recebimento do benefício, caso não seja sacado em 45 (quarenta e cinco) dias o auxílio retorna para a CDHU.

Veja, como consultar a lista de beneficiários do auxílio moradia:

  1. Entre no site do Auxílio Moradia www.cdhu.sp.gov.br, se preferir entre no endereço Bolsa do Povo e clique em informações no botão Auxílio Moradia.
  2. Na Página “Informações Auxílio Moradia” da CDHU consulte material em PDF com lista de moradores que receberão o benefício do Auxílio Moradia, role a página para ler as localidades e encontrar a lista. 
  3. Pronto, agora é só consultar os nomes que receberão o auxílio, somente uma pessoa por residência deve receber o auxílio moradia, caso o seu nome esteja na lista procure uma agência do Banco do Brasil para receber o benefício. 

Requisito Para Participar

O Auxílio Moradia oferecido no estado de São Paulo somente é concedido em caráter de urgência as famílias que tiveram o imóvel atingido por eventos da natureza, tais como desabamentos, deslisamentos ou enchentes, na modalidade “Auxílio Provisório” o Auxílio Moradia é concedido as famílias que tiveram imóvel desativado ou removidas da localidade onde residem. 

Por meio de ações judiciais e projetos sociais o Auxílio Moradia também é concedido as famílias que encontram-se em área de risco, ou seja em que os imóveis possam ser atingidos por deslisamentos, enchentes e outros eventos da natureza. 

Como Fazer o Cadastro no Auxílio Moradia

O cadastramento das famílias é realizado de diferentes maneiras, é possível conversar no chat da CDHU para saber mais informações sobre o Auxílio Moradia, porém o auxílio é dado em caráter de urgência as famílias que tiveram seus imóveis atingidos ou por um período determinado as famílias que encontram-se em áreas de risco. 

As famílias que encontram-se em áreas de risco podem entrar com ação judicial para solicitar o recebimento de Auxílio Moradia caso não seja concedido o auxílio a estas família na ocasião da determinação judicial para que sejam removidas do local . 

Após a concessão do Auxílio Moradia o saque do benefício deve ser feito em agências do Banco do Brasil, para saber se vai receber o benefício consulte o site da CDHU e compareça a uma agência do Banco do Brasil, caso o saque do benefício não seja realizado em até 45 (quarenta e cinco dias) o valor retorna a CDHU. 

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0