Antecipação do 13° Salário – Como Solicitar

As principais mídias brasileiras publicaram nesta semana a antecipação do 13° Salário que deve ser liberada para aposentados e pensionistas do Banco do Brasil, a antecipação faz parte de um conjunto de medidas do Governo Federal criados em razão da Quarentena Covid-19, além dos aposentados e pensionistas diversas empresas nacionais e multinacionais estão liberando a antecipação do 13° Salário para funcionários que estão impedidos de realizar atividade profissional.

O Banco Itaú disponibiliza no site uma página para empregados solicitarem a antecipação do 13° Salário, o adiantamento pode ser realizado por meio da internet ou nos caixas eletrônicos do Banco Itaú, o Itaú criou um documento de termos e condições para antecipação do 13° Salário que deve ser lido antes do aceite, no documento o funcionário deverá autorizar o Banco Itaú a efetuar o pagamento da primeira parcela do 13° Salário por meio da Conta Corrente.

Os servidores públicos podem solicitar a antecipação do 13° salário no mês que antecede o aniversário, o 13° salário pode ser pago em duas parcelas, no caso dos servidores públicos a primeira parcela deve ser paga no mês do aniversário, já para os funcionários de empresas privadas a primeira parcela pode ser paga junto com as férias, em ambos os casos o pagamento da 2° parcela ocorre no mês de dezembro.

Como é realizado o pagamento do 13° normalmente?

O pagamento do 13° salário para os trabalhadores da inciativa privada pode ser pago em uma única parcela no mês de dezembro, é opção do trabalhador da iniciativa privada receber o pagamento da primeira parcela do 13°Salário junto com as férias, caso opte pelo recebimento em duas parcelas do 13°Salário o trabalhador deverá assinar um termo onde autoriza o pagamento antecipado da Gratificação Natalina.

O termo de autorização do pagamento antecipado do 13° Salário é obrigatório, a empresa não poderá realizar o pagamento da primeira parcela da Gratificação Natalina ao trabalhador que não autorizar o recebimento antecipado,também é obrigação do empregador e direito do empregado o pagamento de 13° Salário ou Gratificação Natalina no mês de dezembro, seja segunda parcela ou valor total, todo empregado deve ter direito a Gratificação Natalina.

 

Quem tem direito ao adiantamento do 13° salário durante a quarentena COVID-19? 

A antecipação do 13° Salário anunciada nas principais mídias brasileiras é direcionada aos aposentados e pensionistas que recebem o benefício no Banco do Brasil, para receber o adiantamento da primeira parcela do 13° Salário é necessário fazer solicitação no Banco do Brasil, o valor da antecipação do 13° Salário no Banco do Brasil pode ser de até 80% (oitenta por cento) do valor que deveria ser pago no mês de dezembro.

⇒Antecipação de até 80% do valor do 13° Salário.

⇒Aposentados, Pensionistas e Funcionários do Banco do Brasil.

⇒Solicitar antecipação no site do Banco do Brasil.

Os funcionários públicos que trabalham no Banco do Brasil e recebem salário no Banco do Brasil também já podem solicitar a antecipação do pagamento de até 80% (oitenta por cento) do valor do 13° Salário o site do Banco do Brasil, veja o passo a passo que o Guia da Web preparou no final deste artigo para realizar solicitação de 13° Salário Banco do Brasil.

 

Por que trabalhadores de empresas privadas e funcionários públicos não podem solicitar 13° Salário? 

O estado vetou lei que permitiria a retirada do 13° Salário para os funcionários públicos, para a iniciativa privada seria necessário um decreto com interferência na legislação trabalhistas, desta maneira a única medida emergencial ocasionada pela pandemia COVID-19 com relação o 13° Salário é o pagamento antecipado de até 80% do valor do décimo terceiro a aposentados, pensionistas e funcionários do Banco do Brasil, as demais empresas privadas deverão criar soluções que colaborem com a economia.

Os servidores públicos poderão ainda solicitar o adiantamento de uma parcela do 13° Salário no mês que antecede o aniversário, como já estava previsto em lei, para os funcionários da iniciativa privada o adiantamento deve ser solicitado junto com o pagamento das férias, algumas empresas nacionais e internacionais como Banco Itaú e Banco Bradesco também estão disponibilizando páginas na internet para solicitação e aceitação do adiantamento do 13° Salário.

A Caixa Econômica Federal também disponibiliza endereço para solicitação do 13° Salário de trabalhadores que possuem Conta Salário da Caixa Econômica Federal e tem no mínimo 12 (doze) meses trabalhados e funcionários da Caixa para saber mais ligue 0800 726 0101 (telefone da caixa)

 

Veja, o passo a passo que o Guia da Web preparou para Aposentados, Pensionistas e Funcionários do Banco do Brasil realizarem a solicitação de 13° Salário no site sem precisar sair de casa!

 

Banco do Brasil 

Realiza Pagamento de Gratificação Natalina

  1. Para solicitar o adiantamento do 13° Salário no site do Banco do Brasil é necessário possuir Conta Corrente BB, Ser Aposentado, Pensionista ou Funcionário do Banco do Brasil, também será necessário possuir contrato de adesão aceitando o pagamento de 80% do valor da Gratificação Natalina antecipados, o restante 20% deverá ser pago no mês de dezembro.
  2. Entre no endereço www.bb.com.br/antecipação-décimo-terceiro.
  3. Clique no botão “Contrate Agora, Antecipe 13° Salário”.
  4. Pronto, siga as orientações da página, dê um tique no aceite para aceitar a retirada de 80% do valor da Gratificação Natalina, o dinheiro será depositado em conta corrente do Banco do Brasil.
  5. Recomenda-se que o pagamento de contas e transferências seja realizado por meio do aplicativo Banco do Brasil, lembre-se previna-se contra a contaminação do novo corona vírus, siga as normas de higiene e fique em casa !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *