CONTEÚDO DO ARTIGO:
Qual o prazo para fazer o alistamento militar?
O alistamento militar tem início no mês de janeiro e vai até 30 de junho de 2024, os candidatos que completam 18 (dezoito) anos de idade até o dia 30 de junho deverão se apresentar em uma base do exército para fazer o alistamento militar, os jovens convocados receberam treinamento por um prazo determinado, após cumprimento do prazo os jovens recebem o certificado de reservista, que é um documento obrigatório que certifica que o jovem está quite com as obrigações militares.
Aqueles que forem dispensados do alistamento militar também recebem documento de isenção das obrigações militares, o documento é importante para apresentação em contratos de trabalho, compra de carro e imóveis. O jovem que não se apresentar ou que apresentar-se fora do prazo determinado é impedido de exercer atividades em setor público e é considerado atrasado com a apresentação ao serviço militar.
Onde faz o alistamento do exército?
O alistamento militar é a oportunidade dos jovens de servir a pátria, para se alistar o jovem brasileiro que completa 18 (dezoito) anos de idade até o dia 30 de junho de 2023 poderá utilizar o site “Alistamento Militar” e comparecer a unidade indicada para realização do exame de aptidão física, psicológica e social. Veja, como se alistar online:
- Digite no navegador do computador o endereço do site “Alistamento Militar”: www.alistamento.eb.mil.br.
- Escolha uma das opções : Arrimo (Único Responsável Pelo Sustento da Família); Exterior (Moro no Exterior e não Possuo CPF); Nome Social (Quero me alistar usando nome social de identidade de gênero); Problema de Saúde (Portador de Necessidade Física Aparente); Alistamento (Não me encaixo em nenhum dos perfis anteriores e quero continuar o meu alistamento).
- Para iniciar o alistamento preencha CPF, Data de Nascimento e Nome da Mãe.
- Preencha todas as informações solicitadas, compareça na data informada para apresentação, não falte!
Quais Documentos Levar para me Alistar?
- Certidão de Nascimento ou Casamento original ou RG.
- Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para brasileiros naturalizados ou por opção);
- Registro de Emancipação (no caso dos índios);
- Duas fotos 3×4 (sem data e recente);
- Comprovante de residência (conta de luz ou água, etc.).
