Abono Salarial

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Abono Salarial é um benefício de todo o trabalhador que tenha tirado a carteira de trabalho a pelo menos 5 (cinco ) anos, para ter direito ao Abono Salarial é necessário que o trabalhador tenha exercido função com carteira assinada em empresa ou instituição.

Abono Salarial

 

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O pagamento do Abono Salarial é realizado através de Contas da Caixa, toda as contribuições dos trabalhadores realizadas por meio do Sistema de Recursos Humanos da Empresa, são registrados em Contas da Caixa, cada empresa tem uma conta, quando o trabalhador faz uma consulta em contas da caixa no site ou aplicativo, é possível ver o nome de cada empresa onde trabalhou e cada uma delas pode haver um abono que deve ser sacado  no mesmo prazo determinado pela caixa que segue o escalonamento do mês de aniversário do contribuinte ou trabalhador.

É necessário acompanhar o calendário de recebimento que tem início sempre no mês de julho de cada ano, desta maneira os aniversariantes dos mês de janeiro deve aguardar até o próximo ano para receber o Abono Salarial, os servidores também tem direito ao Abono Salarial e seguem uma tabela criada para o PASEP que utiliza os mesmos critérios da tabela do PIS, o escalonamento segue a sequencia do número do PASEP do servidor e o início do pagamento também é o mês de julho.

Quem tem direito ao abono salarial?

Estamos no mês de novembro de 2018, seguindo o escalonamento quem tem direito a receber o PIS são os trabalhadores que fazem aniversário no mesmo mês e trabalharam durante o ano de 2016 para o PIS, os servidores devem seguir o número do cartão, tem direito ao abono quem recebeu até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante 30 (trinta) dias no ano de 2017 (dois mil e dezessete) e 2016 (dois mil e dezesseis).

É imprescindível que o trabalhador tenha inscrição no PIS e PASEP a pelo menos 5 (cinco) anos, todos os trabalhadores deve estar com as informações atualizadas, pode ocorrer o não recebimento do Abono ocasionado pela desatualização dos dados junto a empresa onde o trabalhador exerceu atividade remunerada.

Os Servidores devem verificar se foi depositado valor correspondente ao Abono na conta onde é efetuado recebimento de proventos, geralmente Banco do Brasil, caso o pagamento não tenha sido realizado é necessário verificar junto ao órgão que trabalhou a atualização dos dados da conta caixa.

O trabalhador que quer saber se tem direito a receber o benefício deve obter mais informações através do número de atendimento da Caixa 0800-726-02-07, ou no site www.caixa.gov.br/PIS.

Como consultar o abono salarial?

A concessão do Abono Salarial pode ser consultada através de site da Caixa ou número do telefone 0800-726-02-07, o beneficiário deve utilizar o número do Cartão Cidadão e senha da caixa, será respeitado o escalonamento que tem início no mês de julho, consulte a tabela do abono, a tabela para recebimento para o ano de 2019(dois mil e dezenove) ainda não foi divulgada, a tabela do ano de 2018 (dois mil e dezoito) termina no mês de junho do ano de 2019 (dois mil e dezenove).

  1. Para fazer uma consulta em contas da caixa digite o endereço do Portal Caixa no navegador www.caixa.gov.br.
  2. Escolha no menu Trabalhador.
  3. Clique no botão no topo da página Acessar Minha Conta.
  4. Digite o Número do Cartão Cidadão e Senha Cadastrada.
  5. Verifique os valores das contas de empresas que você trabalhou, e se tem saldo disponível para saque.
  6. Pronto! O valor está disponível, agora é só sacar o Abono em qualquer caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal, se preferir pode falar com um gerente da caixa para fazer o recebimento.

As Agências da Caixa Econômica Federal realizam consulta do PIS, para fazer a consulta busque um gerente, é necessário também que o trabalhador esteja munido de Carteira de Identidade (RG) ou outro documento com foto e do Cartão Cidadão.

2 comentários em “Abono Salarial”

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0