Anvisa Libera Medicamento a Base de Maconha Canabis

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Nesta terça- feira dia três de dezembro a Agência Nacional de Vigilância (ANVISA) aprovou o registros de medicamentos a base da planta denominada Cannabis, as plantas da espécie canabinoides utilizadas em remédios são cultivadas com o objetivo de diminuir os efeitos alucinógenos das plantas selvagens.

Os diferentes tipos de plantas Canabis foram classificados como uma única espécie desde o ano de 1785 (mil e setecentos e oitenta e cinco) Lamarck observou que algumas espécies de plantas continham menos fibras do que outras, porém no decorrer da história a comunidade cientifica entrou em acordo sobre os efeitos alucinógenos da planta como uma característica presentes no DNA da Canabis, desta maneira o cultivo da Canabis passou a ser proibido em alguns países como o Brasil.

PUBLICIDADE CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Existem países onde a Cannabis é liberada ou o cultivo da maconha na Austrália, Uruguai e Canadá é possível cultivar e até  comercializar. A planta cultivada nestes países são consideradas não alucinógenas, no Canadá as sociedades Incas, Maias e Astecas já utilizavam a planta neste país também existe a crença de que a planta diminui os efeitos de lugares muito altos aonde as sociedades Incas se abrigavam.

 

A Legalização da Canabis no Brasil

No Brasil a Canabis é liberada desde o ano de 2014 (dois mil e quatorze) para uso terapêutico e medicinal, na produção de remédios é necessário a aprovação da Agência Nacional de Vigilância (ANVISA), o primeiro medicamento aprovado pela ANVISA foi um medicamento a base de Canabidiol (CBD).

O Canabidiol (CBD) é uma das três substâncias químicas de canabinoides encontradas na canabis, o Delta 9 Tetrahidrocabinol (THC) não produz euforia nem intoxicação e tem efeito principal de interagir em receptores específicos de células cerebrais, há também evidências de que o Canabidiol (CBD) age em outros receptores cerebrais.

A Legalização da Canabis no Brasil teve como principais ativistas famílias que lutam para que os medicamentos anticonvulsivos a base de Canabidiol(CBD) fossem liberados no Brasil, porém apesar da liberação de alguns medicamentos no ano de 2014 (dois mil e quatorze) ainda é necessário aprovação da ANVISA para manipulação do Canabidiol(CBD).

 

Seleção Natural e DNA da Canabis

Desde os estudos de Lamarck no ano de 1789 conclui-se que ainda há muita coisa a ser estudada sobre a planta Canabis, Lamarck tinha como principal característica a identificação das espécies sobre a ótica de que a seleção natural faria com que determinadas espécies desaparecessem.

Sobre a maconha acredita-se que o cruzamento entre diferentes espécies originou uma única espécie que é alucinógena, porém as características da planta enquanto espécie determinada por Lamarck observa que em todas as plantas Canabis existe a propriedade alucinógena, embora algumas tenha mais fibras do que outras, o que aponta características diferentes entre uma e outra, porém trata-se de uma única espécie considerada perigosa e com efeitos alucinógenos.

Atualmente com a evolução da ciência e outras descobertas científicas, incluindo o estudo do DNA da Planta pode se concluir que as propriedades da Canabis vão além dos efeitos alucinógenos identificados até agora, sobre esta perspectiva estudos científicos comprovam que medicamentos a base de Canabidiol (CBD) podem ter Efeitos Anticonvulsivos, Efeitos Neuroprotetores, Anti-Inflamatórios, Efeitos Antitumorais e Efeitos Ansiolíticos na interação com células cerebrais.

 

Tratamentos de Doenças Cerebrais e Utilização do Canabidiol

O uso de anticonvulsivos a base de Canabidiol (CBD) no tratamento de epilepsia observa que em três entre os quatros casos tratados estudos relatam resultados positivos, incluindo diminuição das frequências convulsivas, porém foi considerado que estes estudos ainda são suficientes, necessitam de melhorias na análise das estatísticas e interpretação dos dados.

Sobre os estudos da Canabidiol (CBD) observou-se em estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto eficácia no tratamento de pacientes com mal de parkson e doenças neurodegeneraticas incluindo mal de alzheime, os estudo foi considerado extremamente eficaz considerando que o Canabidiol (CBD) possui propriedades neuroprotetoras fortalecendo células cerebrais e melhorando a transmissão dos neurônios, a qualidade de vida dos pacientes e bem-estar melhorou consideravelmente.

Os efeitos ansiolíticos foram testados em pessoas e animais, onde o uso de Canabidiol (CBD) demonstrou diminuição da frequência cardíaca, nos pacientes o efeitos do Canabidiol (CBD) reduziu os efeitos de ansiedade em pessoas com fobia social e estresse ao falar em público, foi observado pacientes que utilizaram medicamento antes de falar em púbico.

 

A Maconha e Efeitos Psicóticos

Os efeitos psicóticos da maconha também foram observados pelos cientistas que buscam isolar o Canabidiol (CBD) para usos medicinais, desta maneira observa-se que estes efeitos foram mediados por THC, na criação do Canabidiol (CBD) os efeitos do THC devem ser reduzidos, por isso a planta é manipulada em laboratório e tem cultivo específico para utilização em fins medicinais.

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) demonstrou função antipsicótica do Canabidiol (CBD), este estudo deverá ser utilizado para a criação de um medicamento antipsicótico, isto sugere que o THC está sendo totalmente manipulado de maneira que não produza efeitos psicóticos com o uso do Canabidiol (CBD).

 

 

 

 

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0